Como investir no condomínio com pouco dinheiro em caixa?

Como investir no condomínio com pouco dinheiro em caixa?

Todo o condomínio passa por mudanças e investimentos que visam a melhoria no dia a dia dos moradores. O síndico, por sua vez, tem o compromisso de pôr as ações em prática. Porém muitas vezes o condomínio se encontra com pouco dinheiro em caixa.

O que fazer nesses casos? Como investir no condomínio estando esse em retenção de gastos?

A realidade é que não há receita mágica que faça o dinheiro aparecer da noite para o dia na conta do condomínio. Mas existem algumas ações que podem melhorar o fluxo de caixa e garantir um bom fôlego para investimentos importantes e até promover o equilíbrio no fundo de reserva.

Continue lendo e conheça algumas formas de investir no condomínio, com pouco dinheiro em caixa e sem cometer loucuras. Acompanhe!

A situação do condomínio pede mudanças importantes 

Quando a situação é de pouco dinheiro em caixa no seu condomínio, existem duas saídas lógicas: é preciso aumentar a taxa condominial ou cortar custos.

A primeira opção costuma gerar opiniões diversas entre moradores do condomínio. O aumento da taxa condominial certamente não será tarefa fácil para síndico, por isso, é necessário deixar bem claro os motivos e benefícios do aumento, caso contrário, as reclamações aparecerão em peso na assembleia e a medida de aumento na taxa de condomínio cairá por terra.

Cortar custos parece a melhor saída, mas não significa que será algo simples a ser feito. Seja um conjunto residencial ou comercial é preciso avaliar bem quais são os gargalos do condomínio, onde o dinheiro foi aplicado e de que forma pode ser melhor distribuído.

Cogite a hipótese de propor o aumento da taxa condominial

Prepare-se muito bem para expor essa ideia na assembleia de condomínio e se cerque de informações para expor o aumento, caso avalie ser a melhor saída.

Nesse momento o que precisa ser bem argumentado é o motivo desse aumento e o que os moradores irão ganhar com isso. Pensar no bem comum de todos os condôminos funciona e os benefícios precisam ser explicados com clareza.

Veja um exemplo claro disso:

Controle de acesso à distância no condomínio. Eles geram um investimento inicial aos moradores, porém, a segurança, praticidade no dia a dia e economia, são significativas em médio prazo.

Viu só, os condôminos esperam soluções para melhorar o dia a dia, mas precisam entender que algumas atitudes são importantes para o bom funcionamento do condomínio. Basta apresentá-las com clareza na hora da reunião, confira dicas importantes para o bom andamento da assembleia do condomínio.

E o corte de custos?

Primeiramente, é preciso ter um bom controle do fluxo de caixa. Assim, sua gestão estará bem organizada e você terá ciência dos custos do seu condomínio, inclusive para realizar comparações e apresentá-las de forma clara a todos os moradores.

Com esse controle, você vai saber quais são os principais gastos condominiais e pensar em soluções que possam diminuí-los. Dessa forma, é possível criar um fundo de reserva e utilizá-lo em um investimento interessante para todos.

Não é simples de ser feito, mas é algo administrativamente recomendável. Afinal, uma boa saúde financeira é garantia de tranquilidade na sua gestão como síndico.

Folha de pagamento: vilã dos gastos

O gasto com pessoal representa uma boa fatia do seu fluxo de caixa, pode apostar. Aliviar esse ponto pode ser bem interessante para o condomínio com pouco dinheiro em caixa.

Saiba todos os detalhes sobre a folha de pagamento nos condomínios  e procure opções para diminuir esses gastos, assim, o fluxo de caixa fica livre de despesas inesperadas como faltas , atestados e passivos trabalhistas.

Agora é a hora de investir no condomínio mesmo com pouco dinheiro em caixa

Você conheceu agora algumas maneiras de fazer investimentos importantes no seu condomínio sem ter muito dinheiro em caixa. Esperamos que esse conteúdo traga boas ideias para o melhor aproveitamento de todos os recursos.

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Open chat